Twitter Facebook Google+ YouTube Pinterest

Report do Arduino Hack Day na AltLab

No passado dia 05 de Fevereiro participei (mais um amigo) no Arduino Hack Day organizado pelo AltLab. Sendo um grande novato na plataforma pareceu-me uma excelente oportunidade para poder aprender e tirar dúvidas.

Manhã

Fomos dos primeiros a chegar às instalações do AltLab e tivemos uma excelente recepção com o Marcelo (se não me falha a memória) que nos explicou como iria funcionar o Hack Day e quais os objectivos gerais de todo o workshop.

Rapidamente nos explicaram o básico do Arduino e para que serviam os vários componentes que existem na placa. E após a explicação o que parecia algo complicado de aprender e utilizar tornou-se um pouco mais lógico. Faltava mesmo era começar a meter “as mãos na massa” e experimentar um “mini-projecto”…

O primeiro desafio que nos foi apresentado foi: tentar controlar um comando Wii Nunchuk com o Arduino, obtendo desta forma os dados sobre os botões pressionados, utilização do joystick e utilização do acelerómetro. Algo que nos pareceu uma tarefa impossível para dois novatos.
Entretanto os nossos “companheiros” de mesa que tinham acabado de chegar vinham recheados de material electrónico (lcd’s, motores, servo’s, etc…). Pensámos mesmo que estávamos errados em lá ter ido.

Após algumas pesquisas na net e rapidamente nos apercebemos que o comando Nunchuk era algo muito comum de se utilizar com o Arduino e desta forma a informação encontrada era imensa. Acabámos por adaptar o tutorial que encontrámos aqui: http://hacknmod.com/hack/how-to-cheap-accelerometer-using-wii-nunchuck/

O resultado final foi este:

Ok! Primeira parte feita, agora queremos mais… tratámos de ir ligar uns LED’s para que conforme o botão utilizado acendia um LED diferente. E rapidamente também ficou feito:

Afinal o Arduino não é um “bicho” muito difícil de domar. Acabámos por ir ver o que mais havia de projectos. E eram muitos e bastante interessantes, desde carros autónomos, impressora CNC MakerBot, e muito mais…

Tarde

Após o almoço (bela pizza), o desafio com o Nunchuk aumentou. Agora era tempo de juntar dois motores servo e controlá-los com o Nunchuk. Decidimos utilizar o joystick para os controlar, sendo que o movimento na horizontal (eixo do X) moveria um servo, e o movimento na vertical (eixo do Y) moveria outro servo. Resultado final:

Conclusão

No final do dia o resultado final foi bastante positivo. O medo de não conseguir aprender desapareceu e deu lugar a um “bichinho” de inventor à procura de construir alguns robots para se ir entretendo e divertindo. Talvez acabem por ficar mais caros do que comprar algo já feito, mas o prazer de os construir é algo que fica para mim icon smile Report do Arduino Hack Day na AltLab

Quem tiver curiosidade de ver o resumo do dia pelas palavras da AltLab pode ver em: http://altlab.org/2011/02/07/arduino-hack-day-report/

Trackbacks

Deixar uma resposta