Twitter Facebook Google+ YouTube Pinterest

Pull-to-Refresh

slide1 Pull to Refresh

Quando apareceu o Tweetie para o iPhone, trouxe com ele uma “revolução” nas Apps. Antes do Tweetie era necessário ocupar espaço para ter um botão que desse a possibilidade de fazer refresh numa App para actualizar a informação, mas o Loren Brichter arranjou uma forma de tornar esta acção muito mais simples e intuitiva.

Aproveitando o movimento natural de scroll na tabela quando chegamos ao topo, a própria tabela permite que o último movimento de scroll realize a acção de refresh. A ideia é excelente, e principalmente em App’s que a informação esteja ordenada de forma temporal e que a última informação se encontra no topo.

Foi tão boa a ideia que rapidamente se propagou em várias App’s… em algumas faz sentido, noutras nem por isso. Portanto, os interessados em implementar este género de funcionalidade recomendo a leitura de dois artigos onde se pode perceber que nem todas as App’s necessitam deste tipo de funcionalidade:

Death to Pull-to-Refresh

Pull Down to Refresh

No entanto se quiserem mesmo implementar e nem sabem por onde começar, fica a sugestão de várias formas de poder incluir:

How to make a Pull-to-Reload TableView just like Tweetie 2

How to create a Tweetie-like pull to refresh table

iPhone Pull to Refresh

2 Comentários on "Pull-to-Refresh"

  • Gosto bastante dessa funcionalidade e além disso, na aplicação do Twitter para iPad, gosto do som que faz :-) É amigável em vários sentidos.

    • Também acho que é muito funcional e intuitiva… no caso do iPad não posso dizer que seja tão útil como no iPhone. Não é que não goste da versão para iPad mas acho que a versão iPhone está muito melhor. Para o iPad acho que quiseram tanto inovar que acabaram por complicar… algo que foi dos pontos mais fortes no iPhone.

Deixar uma resposta